quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Descoberta nova espécie de golfinho na Austrália

Investigadores australianos descobriram uma nova espécie de golfinho na costa sudeste da Austrália.
Cerca de 150 golfinhos que vivem ao largo de Melbourne, até agora foram considerados como uma das duas espécies conhecidas de golfinhos nariz-de-garrafa que vivem na área. No entanto, estudos do ADN e análises detalhadas dos crânios guardados em vários museus de história natural mostraram que se trata de uma nova espécie.

A nova espécie, golfinho Burrunan, Tursiops australis sp. - Fonte: wikipédia

A nova classificação científica, Tursiops australis sp., vem descrita na revista PLoS One. A espécie recebeu o nome comum de 'golfinho Burrunan' um nome aborígene australiano que significa "peixe grande do mar do tipo boto".
A nova espécie Tursiops australis forma duas populações, vivendo na Baía de Port Phillip e em Gippsland Lakes, no estado de Vitória. Pensava-se que estes golfinhos podiam pertencer a qualquer uma das espécies, Tursiops truncatus (golfinho-roaz) ou Tursiops aduncus (golfinho-nariz-de-garrafa-do-Índico) que ocorrem na costa australiana.

Portugal tem uma população de 27 golfinhos-roaz, Tursiops truncatus, residente no estuário do Rio Sado, em Setúbal - Fonte: wikipédia

Dada a proximidade destas duas pequenas populações residentes de Tursiops australis de grandes centros urbanos e agrícolas, os investigadores alertam para a necessidade da sua conservação. A espécie é um endemismo australiano susceptível a numerosas ameaças antropogénicas, deverá ser incluída na lista australiana das espécies em perigo.

Sem comentários: