sábado, 13 de agosto de 2011

Robô Opportunity da NASA chega à cratera Endeavour de Marte

Após quase três anos, o robô Opportunity da NASA chegou à cratera Endeavour para estudar rochas desconhecidas até agora.

Borda oeste da cratera Endeavour vista pelo robô Opportunity da NASA, em 6 de Agosto de 2011. A imagem em cor falsa faz sobressair as diferenças entre os materiais das rochas e dos solos. As rochas em tons claros, mais perto do robô, são semelhantes a outras encontradas na maior parte da missão. No entanto, as rochas mais escuras, um pouco mais afastadas, podem ser de um tipo diferente para o Opportunity investigar - Crédito: NASA/JPL-Caltech/Cornell/ASU

O robô chegou ao Ponto Espírito (Spirit Point) da borda da cratera, em 9 de Agosto de 2011, percorrendo 21 Km depois de terminar a exploração da cratera Victória, em Agosto de 2008, onde esteve cerca de dois anos, estudando o seu interior e arredores. A cratera Endeavour tem os depósitos geológicos mais velhos do que quaisquer outros encontrados pelo Opportunity.
O nome Spirit Point foi dado em honra ao robô gémeo Spirit, que deixou de comunicar em Março 2010. A missão do robô Spirit terminou oficialmente em Maio.

Spirit Point (Ponto Espírito), na borda da cratera Endeavour, visto pelo robô Opportunity, em 9 de agosto de 2011, após uma viagem de mais de 21 km, durante quase três anos, desde que partiu da cratera Victória, em Agosto de 2008. A imagem, obtida com a câmera panorâmica do Opportunity, mostra ainda uma pequena cratera, "Odyssey" na borda de Endeavour e, mais além, o seu interior - Crédito: NASA/JPL-Caltech/Cornell/ASU

Para Charles Bolden, administrador da Nasa: "As descobertas do Opportunity e os dados da próxima missão Mars Science Laboratory irão desempenhar um papel fundamental tornando possíveis futuras missões humanas a Marte e outros lugares onde os seres humanos ainda não foram."
A cratera Endeavour tem cerca de 22 Km de diâmetro. Os cientistas consideram que ela deve conter as rochas e os terrenos mais antigos encontrados pelo Opportunity durante os seus primeiros sete anos em Marte, depois da sonda Mars Reconnaissance Orbiter da NASA ter detectado minerais de argila que se podem ter originado num período inicial, quente e húmido, do planeta vermelho.
O Mars Reconnaissance Orbiter da NASA, que foi lançado 12 de Agosto de 2005, procura evidências de que a água persistiu na superfície marciana por um longo período de tempo. Outras missões de Marte mostraram que a água correu pela superfície na história do planeta, mas os cientistas ainda não determinaram se a água permaneceu o tempo suficiente para fornecer um habitat para a vida.
Os robôs Spirit e Opportunity foram lançados no verão de 2003, com uma missão principal de três meses que eles concluíram em Abril de 2004, tendo continuado a exploração de Marte desde então. Já fizeram descobertas importantes sobre ambientes húmidos antigos que podem ter sido favoráveis à manutenção da vida microbiana.
Fonte: NASA

Sem comentários: