sábado, 27 de agosto de 2011

Formação do furacão Irene


Apesar dos cientistas ainda não terem comprendido totalmente como se forma um furacão, o vídeo, que surge hoje no Astronomy Picture of the Day (APOD), fornece algumas pistas sobre a formação do furacão Irene, uma grande tempestade que actualmente ameaça a costa leste dos Estados Unidos.
Irene começou com uma pequena diferença de pressão, visível na forma de nuvens incaracterísticas no canto inferior direito, e foi crescendo até formar um grande sistema de tempestade em espiral de baixa pressão, ao largo da costa da Carolina do Sul.
Um furacão é alimentado por evaporação da água do oceano e, assim, normalmente ganha força sobre águas mornas e perde força sobre a terra. Além do planeta Terra, outros planetas também têm furacões semelhantes a grandes tempestades, como acontece em Vénus, Saturno, Júpiter, Urano e Neptuno.
No entanto, grandes tempestades como furacões e ciclones na Terra ainda continuam, em parte, desconhecidas para os cientistas, como por exemplo o trajecto exacto seguido pela tempestade e cujo conhecimento é essencial na prevenção dos efeitos, por vezes catastróficos, destes grandes eventos naturais.

Sem comentários: