quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Hubble observa um trio de galáxias

Imagem de Arp 274 obtida pelo Telescópio Espacial Hubble, em Abril de 2011. As cores da imagem reflectem a cor intrínseca das diferentes populações estelares que compõem as galáxias. Estrelas amarelas mais velhas podem ser vistas no bojo central de cada galáxia. Um aglomerado central brilhante de estrelas identifica cada núcleo. Estrelas mais jovens azuis surgem nos braços espirais, juntamente com nebulosas rosadas que são iluminadas pela formação de novas estrelas. Em primeiro plano, dentro da nossa própria Via Láctea, aparecem duas estrelas no extremo direito - Crédito: NASA, ESA, e M. Livio e Hubble Heritage Team (STScI / AURA)

Na imagem, Arp 274, também conhecida como NGC 5679, um sistema de três galáxias aparentemente parcialmente sobrepostas. Duas são visivelmente galáxias em espiral e a terceira, à direita, é mais compacta.O maior dos três objectos, no centro, aparece como uma galáxia em espiral, que pode ser barrada. O conjunto está localizado a cerca de 400 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Virgem.
As duas galáxias nas posições extremas (direita e esquerda) mostram formação de novas estrelas a uma taxa elevada, evidente nos nós azuis brilhantes distribuidos ao longo dos braços da galáxia à direita e na pequena galáxia da esquerda.
Fonte: NASA

Sem comentários: