domingo, 3 de julho de 2011

Top 10 novas espécies 2011

O Instituto Internacional para a Exploração das Espécies da Universidade Estadual do Arizona, nos Estados Unidos anunciou a sua escolha das top dez espécies que foram reconhecidas formalmente, descritas e publicadas em 2010.

( Ilustração) Cogumelos Panellus stipticus bioluminescentes - Fonte: wikipédia

A escolha foi feita em conjunto com um comité internacional de especialistas em taxonomia, que teve total liberdade para fazer as escolhas com base nos seus próprios critérios, que vão desde atributos únicos ou factos surpreendentes sobre as espécies até nomes estranhos ( ver as 10 espécies escolhidas).
O anúncio do top 10 das novas espécies, este é o quarto ano, é feito a 23 de Maio, que comemora o aniversário do nascimento de Carolus Linnaeus, que iniciou o sistema moderno de classificação de nomes de vegetais e animais. O 300 º aniversário de seu nascimento em 23 de maio foi comemorado em todo o mundo em 2007.
Segundo Quentin Wheeler, director do Instituto, a eleição desta lista anual de novas espécies é uma maneira de chamar a atenção para o pouco que se conhece da biodiversidade. Todas as espécies decumentadas até agora representam menos de 20 por cento dos tipos de plantas e animais que habitam o planeta Terra, podem faltar outros 10 milhões por descobrir.
Conhecer as espécies do nosso planeta e as suas características específicas é essencial para entender a história da vida. "É do nosso próprio interesse, à medida que enfrentamos os desafios de viver num planeta em rápida mudança, que se entenda a origem e a história de 3,8 biliões de anos de evolução."
Mais informações aqui e aqui

Sem comentários: