sexta-feira, 29 de julho de 2011

Bacalhau está a voltar ao Canadá, mas a sua pesca não

Num artigo da revista Nature, cientistas canadianos afirmam que as populações de bacalhau (Gadus morhua) ao largo da Nova Escócia, no Canadá, estão a mostrar alguma recuperação, mas a proibição de pesca na área precisa continuar por mais tempo.

O bacalhau mostra alguma recuperação nas águas do Canadá, mas os novos exemplares são mais pequenos. A proibição de pesca está longe de terminar - Fonte: wikipédia

De acordo com a equipa de Kenneth Frank, do Instituto de Oceanografia da Nova Escócia, a biomassa do bacalhau e espécies relacionadas "atingiu níveis que se aproximam dos observados no período de pré-colapso".
Quando os primeiros europeus chegaram às águas do Leste do Canadá, o bacalhau era muito abundante. No entanto, a sua pesca foi proibida em 1993, quando os "stocks" deste peixe chegaram a atingir apenas um por cento dos valores de outrora. Desde então, as populações de bacalhau têm-se mantido a cinco por cento dos níveis anteriores.
Para os investigadores o bacalhau não tem recuperado porque foi travado pelos peixes que dantes eram o seu alimento. Livres dos seus predadores, as presas prosperaram e começaram a comer os ovos dos seus antigos predadores, impedindo o crescimento das populações de bacalhaus.
Actualmente, a situação parece estar a alterar-se beneficiando esta espécie tão apreciada pelos portugueses. A multiplicação das novas espécies dominantes foi de tal maneira que a Plataforma da Nova Escócia deixou de ser capaz de sustentar tanta biomassa, e as espécies entraram em declínio dando uma nova oportunidade aos bacalhaus.

Hadoque - Fonte: wikipédia

Apesar de tudo, os cientistas receiam que o ecossistema dos bancos pesqueiros canadianos não volte a ser o mesmo. Os bacalhaus de agora são mais pequenos que dantes. O hadoque, que é mais pequeno, parece estar a recuperar melhor, o que pode fazer dele uma espécie preferida no futuro.
Fonte: Público.pt

Sem comentários: