quinta-feira, 28 de julho de 2011

Cagarros dos Açores online

O Cagarro, também conhecido por Cagarra ou Pardela-de-bico-amarelo (Calonectris diomedea) é uma ave marinha emblemática dos Açores, com um chamamento peculiar único que nunca mais se esquece, sobretudo à noite quando os cagarros regressam do mar, onde passam o dia para se alimentar, de volta aos ninhos em terra, distribuídos pelas falésias ou escavados em terrenos mais moles.

A população açoriana de cagarros representa cerca de 65% da população mundial da espécie e de 75% da população da subespécie Calonectris diomedea borealis. Por isso, Portugal tem grande responsabilidade na sua conservação - Fonte: wikipédia

Para um maior conhecimento e divulgação da espécie, desde o final de Maio é possível acompanhar um casal de cagarros (Calonectris diomedea) no seu ninho, através de uma câmara de vídeo que capta em directo todos os movimentos deste casal cuidando do seu ovo, num ninho na ilha do Corvo.
Finalmente, em 25 de Julho nasceu o pequeno cagarro e o seu nascimento foi seguido em tempo real pela Internet, pela primeira vez. Esta famíla de cagarros pode ser observada online até Novembro, altura em que os juvenis partem para o mar.
Esta iniciativa faz parte do projecto “Ilhas Santuário para Aves Marinhas”, coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), para a conservação das colónias de aves marinhas nos Açores.
Todos os anos, a “Campanha SOS Cagarro”, que decorre desde 1995, pretende envolver toda a gente no salvamento dos cagarros juvenis encontrados junto às estradas, desorientados com as luzes urbanas quando saem dos ninhos para o primeiro voo transoceânico, nos meses de Outubro e Novembro.
O cagarro é considerado uma espécie Vulnerável e enfrenta várias ameaças à sua conservação. A sua população tem vindo a decrescer nos últimos anos. A população açoriana de cagarros representa cerca de 65% da população mundial da espécie e de 75% da população da subespécie Calonectris diomedea borealis. Por isso, Portugal tem grande responsabilidade na sua conservação.
Fonte: via Público.pt

Sem comentários: