sábado, 16 de julho de 2011

Sonda Dawn está prestes a entrar em órbita do asteróide Vesta

A imagem de Vesta é cada vez mais detalhada, à medida que a sonda se aproxima - Crédito: NASA / JPL-Caltech / UCLA / MPS / DLR / IDA

Imagem do asteróide gigante Vesta obtida pela sonda Dawn, em 9 de Julho de 2011, a uma distância de 41.000 Km. À medida que a nave se aproxima, mais detalhes da superfície é possível distinguir.
Em 16 de Julho, está programado a sonda Dawn entrar em órbita do protoplaneta Vesta, depois de quatro anos de viagem, tornando-se a primeira missão a orbitar um asteróide do cinturão principal, situado entre as órbitas de Marte e Júpiter. Durante um ano, Dawn vai estudar Vesta e as suas observações irão ajudar os cientistas a entender os primeiros tempos da formação do nosso Sistema Solar.
Quando Vesta captar Dawn para a sua órbita, eles estarão aproximadamente a 16.000 Km entre si e ambos a cerca de 188 milhões de Km da Terra. Em Julho de 2012, Dawn partirá para seu segundo destino, o planeta anão Ceres. A nave espacial será a primeira a orbitar dois corpos do Sistema Solar além da Terra.
Fonte: NASA/Dawn

Sem comentários: