sexta-feira, 1 de julho de 2011

Robô chinês pode monitorar florestas

Treeboot é um robô construído na China e que pode ter um papel importanmte na preservação ambiental.
O robô é capaz de subir árvores e é equipado com uma câmera para localizar qualquer perigo para a floresta entre as folhas. A câmara transmite imagens em tempo real e pode funcionar a energia solar.


O robô foi inventado por Xu Yangsheng, professor da Universidade Chinesa de Hong Kong, que obteve a ideia para a sua criação observando o modo como as lagartas escalam as árvores na natureza.
O robô foi projectado com o propósito de subir árvores de forma autónoma, descobrindo a melhor rota através de sensores de toque. O corpo é inspirado no da lagarta, expandindo-se e contraindo-se à medida que caminha para cima, nas árvores. O corpo segmentado permite que ele passe pelos ramos e faça curvas. Embora ele pese apenas 600 gramas, pode carregar três vezes o seu peso.
Treeboot tem uma boa mobilidade, escalando diversos tipos de árvores, e até pode mudar de direcção ou agarrar-se, automaticamente, aos ramos. No entanto, precisa ainda alguns melhoramentos pois tem a tendência a escorregar quando as árvores estão molhadas e a câmara não funciona bem sob luz fraca.
Xu Yangsheng espera que a sua criação possa estar, em breve, monitorando as florestas em todo o mundo.
Fonte: ÚltimoSegundo

Sem comentários: