quarta-feira, 13 de julho de 2011

Atlantis, fim da era do vaivém espacial mas não das viagens tripuladas ao espaço

Crédito: NASA/ISS
O vaivém espacial Atlantis sobre as Bahamas antes de encaixar na Estação Espacial Internacional, em 10 de Julho de 2011. Em primeiro plano, parte de uma nave espacial Progress russa acoplada à estação.
É a última aproximação de um vaivém espacial à ISS. Depois do seu regresso à Terra, em 21 de Julho, Atlantis irá para um museu e termina a era dos vaivéns espaciais. Os Estados Unidos deixam de poder transportar, para já, os seus astronautas até ao espaço. A Rússia será o único país capaz de levar os astronautas à estação orbital nas suas naves Soyuz, desde há muito consideradas mais seguras que os vaivéns, embora mais incómodas. Mas, cada viagem poderá ter no máximo dois americanos.
Tal como afirmou o director da NASA, Charles Bolden, na terça-feira (12) à Comissão de Ciência, Espaço e Tecnologia da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, o fim da era do vaivém espacial não significa o fim das viagens tripuladas ao espaço.
Segundo ele, a Nasa pretende alcançar um asteroide até 2025 e liderar uma missão tripulada a Marte até 2030. "As crianças de hoje não voarão nos vaivéns espaciais, mas caminharão em Marte", declarou o director da Nasa.
Fonte: NASA

Sem comentários: