segunda-feira, 25 de julho de 2011

Macaco mandril cria ferramenta para limpar as unhas


No âmbito de uma pesquisa publicada na revista científica Behavioural Processes, um grupo de pesquisadores da Universidade de Durham, na Grã-Bretanha, conseguiu filmar um macaco mandril escolhendo e manipulando um pequeno galho para construir uma ferramenta para limpar as unhas.
Este procedimento foi observado no zoológico de Chester e os cientistas consideram que sugere que os macacos são capazes de usar ferramentas mais avançadas do que se pensava.
É a quinta espécie de primatas da família Cercopithecidae (conhecidos como macacos do velho mundo) em que se observa a modificação propositada de materiais para produzir ferramentas. Chimpanzés e orangotangos também são capazes de adaptar ferramentas para tarefas específicas.
Segundo Riccardo Pansini, coordenador do estudo, até há poucos anos, pensava-se que esta habilidade era exclusiva dos seres humanos e que as novas descobertas sugerem que, possivelmente, se subestimou a inteligência dos primatas.
As imagens do mandril fazendo "pedicure' foram captadas durante um estudo sobre o comportamento relacionado com o stress entre os mandris de zoológicos.
Mais informações sobre o tema aqui.

Sem comentários: