sábado, 19 de fevereiro de 2011

Japão terminou a caça à baleia na Antárctida este ano

A campanha de caça à baleia na Antártcida terminou mais cedo este ano para o Japão. As autoridades nipónicas decidiram interromper a atividade, devido aos bloqueios feitos por embarcações da organização não-governamental Sea Shepherd, que há alguns anos tenta impedir a actividade, actuando directamente contra os navios baleeiros.


Este ano, a frota japonesa era composta de quatro navios, envolvendo 180 pessoas. Até à suspensão da actividade, já tinham sido caçadas 170 baleias.
A caça à baleia é regulada, internacionalmente, pela moratória de 1986 que o Japão e alguns países pretendem que termine. A moratória admite a caça para fins científicos, o que o Japão fez até agora, com os protestos dos defensores das baleias. Entre os países que defendem a moratória, como Portugal, há quem prefira autorizar algumas quotas da caça comercial da baleia para certas comunidades do Japão, em troca do fim da caça científica, argumentando que esta solução seria ambientalmente melhor. Outros porém, rejeitam o fim da moratória.
A Austrália entrou com um processo no Tribunal Internacional de Justiça, em Haia, para impedir a caça científica praticada pelos japoneses. Não se espera uma decisão antes de 2013.
Fonte: Público.pt

Sem comentários: