sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Nasceram dois filhotes de lobo ameaçado da América do Sul

O Jardim Zoológico de Houston anunciou o nascimento de dois filhotes de lobo-guará, uma espécie em perigo, nativa da América do Sul. Nascidos em 30 de dezembro de 2010, os filhotes Diego e Dora estão sendo criados à mão no hospital de animais do Zoológico de Houston.

Lobo-guará adulto, Chrysocyon brachyurus -  Fonte: wikipédia

De acordo com o responsável do Zoo, este é o primeiro nascimento bem sucedido dos lobos-guará no jardim zoológico de Houston, em mais de 10 anos. Os lobos-guará são nativos dos cerrados, savanas e pradarias do Brasil, Argentina, Paraguai e Bolívia e outrora já foram abundantes na América do Sul.
Ao contrário de outros lobos, que vivem em grupos cooperativos, os lobos-guarás são animais solitários, formando casais na época da reprodução.
Pouco se sabe sobre o seu modo de vida na selva, onde as populações estão cada vez mais ameaçadas por perda de habitat para a agricultura.
A espécie está classificada como "quase ameaçada" pela União Internacional para a Conservação da Natureza, a organização que avalia a situação das populações de animais em todo o mundo.
De acordo com as estimativas mais recentes, realizados em 2008, existem cerca de 13 mil lobos-guará no planeta.


Fonte: OurAmazingPlanet

Sem comentários: