domingo, 13 de fevereiro de 2011

Tabela Periódica em Gravuras

O Projecto Periodic Table Printmaking (Tabela Periódica em Gravura), de Jenn Schmitt, é uma celebração dos elementos químicos, ligados à nossa vida cotidiana, em 118 imagens realizadas por 97 artistas, que usaram técnicas variadas como xilogravura, linóleo, monotipia, gravura, litografia e outras.
O resultado final é uma tabela periódica dos elementos destinados a promover a ciência e as artes. Clicando em cada imagem surgem as informações do elemento, do artista e das suas motivações e técnicas usadas na gravura. (Para aceder clicar na imagem).

Tabela Periódica em Gravuras
(clicar na imagem para aceder à Tabela Periódica em Gravuras)

Neste ano de 2011 comemora-se o Ano Internacional da Química com o objectivo de destacar uma ciência que transformou profundamente a vida de todos (mas ainda desconhecida de muitos), para tornar o nosso mundo suportável com materiais que revolucionaram a preparação de alimentos, vestuário, uso de energia, comunicação e transporte.
Ao mesmo tempo, serão homenageados dois marcos na história da química deste ano: o 100 º aniversário da atribuição do prémio Nobel da Química 1911 para Madame Curie, pela sua descoberta dos elementos polónio e rádio, e o 350 º aniversário da publicação de The Sceptical Chymist, o tratado de Robert Boyle que deu à disciplina um fundamento científico moderno.
Fonte: Guardian

Sem comentários: