segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Campos agrícolas perto de Perdizes, em Minas Gerais, no Brasil

A fotografia mostra a diversificada e geométrica paisagem agrícola no oeste do estado de Minas Gerais, no Brasil. Embora mais conhecido por sua riqueza mineral, Minas Gerais também é um grande produtor agrícola para o Brasil.

Campos poligonais e circulares marcam o uso humano da região de Perdizes, Minas Geraius, no Brasil
Crédito: ISS/Earth Observatory

Nesta imagem, os campos estão localizados a sudoeste da cidade de Perdizes. Uma mistura de grelha regular de campos poligonais e campos circulares marca o uso humano da região. Pequenos riachos (e suas planícies de inundação adjacentes) do rio Araguari estendem-se por toda a paisagem.
A diversidade visual das formas do campo é compensada pela variedade de culturas: girassol, trigo, batata, café, arroz, soja e milho estão entre os produtos da região. Enquanto no Hemisfério Norte ainda é Inverno, as culturas desenvolvem-se no Hemisfério Sul, como se pode ver pelas muitas áreas verdes. As áreas de pousio mostram os solos violetas, avermelhados e castanhos claros comuns nesta parte do Brasil. Solos mais escuros são geralmente ricos em óxidos de ferro e alumínio, e são típicos de solos altamente intemperizados, que se formam em climas quentes e húmidos.
A imagem foi obtida pela tripulação da Expedição 26, a bordo da Estação Espacial Internacional.
Fonte: Earth Observatory

Sem comentários: