segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Centro de reabilitação para gorilas órfãos em plena selva do Congo

O Gorilla Rehabilitation and Conservation Education (GRACE, na sigla em inglês) (Centro de Reabilitação de Gorilas e Educação para a Conservação), é um refúgio para gorilas órfãos, onde os animais podem ser tratados e preparados para voltar à vida selvagem.
O Centro de Reabilitação de Gorilas fica localizado numa área de 140 hectares em plena floresta da República Democrática do Congo, na reserva natural de Tayna, podendo receber até 30 gorilas ao mesmo tempo.


Os animais hospedados em Grace foram retirados a caçadores que os mantinham em cativeiro, depois de caçar e matar os pais para comercializar a carne ilegalmente. Depois do cativeiro, os animais seriam vendidos - vivos ou mortos.
GRACE iniciou com a fundação "Dian Fossey Gorilla Fund International" e tem a colaboração das autoridades para a conservação do Congo, além de outras organizações ambientalistas de conservação.
De acordo com a fundação Dian Fossey, o habitat destes animais está sendo cada vez mais destruído pelo homem. Em 1995, a estimativa era que existissem apenas 16 mil espécimes na região, mas o número hoje é certamente menor.
O centro GRACE é a primeira instalação do seu tipo no leste da África central, onde os gorilas vivem em grupos típicos da espécie num habitat natural, onde os gorilas são reabilitados para voltar à sua vida selvagem.
O processo pode levar muitos anos, já que não existe muito conhecimento dos gorilas de Grauer. Os animais refugiados em Grace são todos da subespécie chamada Grauer, Gorilla berengei graueri, conhecido por gorila da planície oriental, o maior dos quatro tipos conhecidos de gorila, podendo pesar até 230 kg. Apenas dois espécimes vivem em zoológicos em todo o mundo - ambos em Antuérpia, na Bélgica.


Fonte: ÚltimoSegundo

Sem comentários: