quinta-feira, 22 de agosto de 2013

NASA vai reactivar a sonda WISE para caçar asteróides

Ilustração da sonda Wide-field Infrared Survey Explorer ou WISE, na sua órbita à volta da Terra. Em Setembro de 2013, os engenheiros da NASA vão tentar activar novamente a nave para caçar mais asteróides e cometas, integrada no projeto chamado NEOWISE - Crédito: NASA / JPL-Caltech

A NASA vai reactivar a sua nave espacial WISE caçadora de asteróides para ajudar a identificar objectos potencialmente perigosos perto da Terra, assim como aqueles adequados para missões de exploração de asteróides.
A sonda Wide-field Infrared Survey Explorer ou WISE que descobriu e caracterizou milhares de asteróides em todo o sistema solar, antes de ser colocada em hibernação, voltará ao serviço por mais três anos, a partir de Setembro. O objectivo é descobrir e caracterizar objectos próximos da Terra (NEOs), isto é, rochas espaciais que podem ser encontradas em órbita dentro de 45.000 mil km do percurso da Terra à volta do Sol. A agência espacial americana prevê que o WISE possa descobrir cerca de 150 novos NEOs e, ainda, caracterizar as propriedades, como o tamanho, albedo e propriedades térmicas, de outros 2.000.
WISE foi lançado em 2009 para procurar o brilho de fontes cósmicas de calor de asteróides, estrelas e galáxias. Durante a sua missão principal, entre Janeiro de 2010 e Fevereiro de 2011, a nave espacial varreu todo o céu duas vezes em luz infravermelha, tendo captado mais de 2,7 milhões de imagens em múltiplos comprimentos de onda infravermelhos e catalogado mais de 560 milhões de objectos no espaço, variando entre galáxias distantes a asteroides e cometas muito mais perto da Terra.

A imagem WISE mostra o objecto próximo da Terra e potencialmente perigoso 1998 KN3, enquanto apravessa uma nuvem densa de gás e poeira perto da nebulosa de Orion ( ponto verde-amarelo no canto superior esquerdo) - Crédito:NASA/JPL-Caltech

Como parte do projecto NEOWISE - dedicado à caça de asteróides - a sonda fez o levantamento mais preciso até à data sobre NEOs. Observou cerca de 158 mil corpos rochosos além de 600.000 objectos conhecidos. Descobriu 21 novos cometas, mais de 34.000 asteroides no cinturão principal entre Marte e Júpiter e 135 objectos próximos da Terra. Terminada a missão, a NASA desligou muitos dos seus aparelhos electrónicos, aguardando em órbita a cerca de 500 Km acima da superfície da Terra.
"Os dados recolhidos pelo NEOWISE, há dois anos, provaram ser uma mina de ouro para a descoberta e caracterização da população NEO", disse Lindley Johnson, executivo do programa NEOWISE da NASA, em Washington. "É importante acumular o máximo possível deste tipo de dados, enquanto a sonda WISE permanece em bom funcionamento."
Fonte: NASA

Sem comentários: