sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Degelo do Árctico não deve quebrar valores recorde este ano, segundo cientistas da NASA

 

O vídeo mostra o degelo diário do mar Árctico e as alterações sazonais da cobertura de gelo em terra, entre 16 de Maio e 15 de Agosto de 2013.
O degelo marinho no Ártico está a caminho do seu "mínimo", anual, a altura em que a calota de gelo flutuante cobre menos do Oceano Ártico do que em qualquer outro período do ano, o que acontece por volta de meados de Setembro.
Os cientistas consideram pouco provável que o degelo deste verão possa atingir um valor recorde, embora as taxas de fusão deste ano estejam de acordo com o declínio sustentado da cobertura de gelo do Árctico, observado pela NASA e outros satélites ao longo das últimas décadas.
A cobertura de gelo do Oceano Árctico media 5,83 milhões de quilómetros quadrados, em 21 de Agosto de 2013. Na mesma data, em 2012, a menor extensão de gelo do mar Árctico registada foi 4,34 milhões de quilómetros quadrados. Nesta mesma data, mas em 1996, foi registada a maior extensão de gelo que cobria 8.200 mil quilómetros quadrados do Oceano Árctico.
A dinâmica de verão da calota de gelo do Árctico tem sido objecto de muita atenção nos últimos anos, atendendo a que o tamanho da extensão mínima tem vindo a diminuir rapidamente. Em 16 de Setembro de 2012, o gelo do mar Árctico atingiu a sua menor extensão já registada por satélites, 3.41 milhões de quilómetros quadrados. Isto é cerca de metade do tamanho da extensão média em 1979-2010.
Fonte: NASA

Sem comentários: