domingo, 4 de agosto de 2013

Japão envia robô humanóide que fala para a Estação Espacial Internacional

O robô Kirobo move-se como um humano e fala japonês. Neste momento, viaja a caminho da ISS para ajudar e fazer companhia aos seus tripulantes (reprodução).

A agência espacial japonesa (Japan Aerospace Exploration Agency) ou JAXA lançou com êxito, neste sábado (3 de Agosto de 2013 - 20:48 h em Lisboa), mais uma nave espacial de carga com destino à Estação Espacial Internacional (ISS), onde deve chegar em 9 de Agosto.
Para além de cerca de cinco toneladas de equipamentos científicos e alimentos, a bordo segue um pequeno robô humanóide, Kirobo, o "robô-astronauta" para ajudar e fazer companhia à tripulação do laboratório espacial (vídeo falado em português).
O pequeno Kirobo - cerca de 34 centímetros - desenvolvido pela Universidade de Tóquio, move-se como um humano, fala japonês e pode reconhecer caras e registar imagens. Kirobo tem um robô gémeo, Mirata - uma cópia - que dará o seu apoio a partir de Terra, enquanto ele é o primeiro humanóide que fala a viajar no espaço. Faz parte de um projecto com o objectivo de comprovar o apoio emocional que um robô poderá proporcionar aos astronautas, em futuras viagens espaciais de longa duração.
O nome de Kirobo resulta de uma combinação da palavra japonesa "Kibo" - que significa esperança - e a palavra "robô". Foi escolhido entre mais de 2.452 sugestões de entusiastas do projecto.
Espera-se que Kirobo possa manter uma conversa com o veterano astronauta nipónico Koichi Wakata, que deverá chegar à ISS em Novembro.
A nave não tripulada HTV-4 (Kounotori 4), a quarta nave de reabastecimento japonesa, foi lançada em órbita a partir da base de Tanegashima, no sul do Japão. No seu interior leva, também, uma câmara de ultra alta definição da televisão pública japonesa, para filmar a passagem do cometa Ison, em Dezembro próximo.
Fonte: Euronews

Sem comentários: