quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Terra acena e sorri para Saturno ao ser fotografada pela sonda Cassini

Pessoas de todo o mundo - mais de 40 países e 30 estados dos EUA - compartilharam mais de 1.400 imagens de si mesmos como parte da onda em Saturno, um evento organizado pela missão Cassini da NASA - Crédito: NASA / JPL-Caltech

Como parte do evento "Wave at Saturn" (Onda em Saturno) organizado pela equipa de cientistas que fazem parte da missão Cassini, da NASA, pessoas de mais de 40 países em todo o mundo e 30 estados dos Estados Unidos compartilharam mais de 1.400 imagens delas próprias em celebração.
O evento, em 19 de Julho de 2013, marcou o dia em que a sonda Cassini se voltou em direcção à Terra e fotografou o nosso planeta e toda a sua vida e, agora, faz parte de um mosaico maior do sistema de Saturno.
Homenageando toda a humanidade, a equipa da missão Cassini reuniu e fez uma colagem com as imagens compartilhadas, tendo como base uma imagem da Terra.
"Obrigada a todos vocês, próximos e distantes, velhos e jovens, que se juntaram à missão Cassini para marcar a primeira vez que os habitantes da Terra souberam, com antecedência, que a sua imagem estava a ser captada desde distâncias interplanetárias", disse Linda Spilker, cientista do projeto Cassini no Jet Propulsion Laboratory da NASA, em Pasadena, na Califórnia.
"Como a Terra é muito pequena nas imagens da Cassini para poder distinguir individualmente qualquer ser humano, a missão fez esta colagem para que possamos celebrar todas as mãos acenando, pernas erguidas, rostos sorridentes e obras de arte".
Fonte: NASA

Sem comentários: