quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Cratera Debussy, em Mercúrio, em homenagem ao grande compositor francês

Cratera Debussy com os seus raios impressos na superfície do planeta Mercúrio. Imagem captada pela sonda MESSENGER, em 29 de Março de 2011 - Crédito: NASA/Messenger

Esta quinta-feira, 22 de Agosto de 2013, marca os 151 anos de nascimento de Claude Debussy, compositor clássico e pianista francês de renome em todo o mundo.
Em homenagem ao grande músico impressionista, o seu nome foi dado a uma cratera de Mercúrio, em Março de 2010. A cratera Debussy, com mais de 80 Km de diâmetro, possivelmente resultou da colisão de um meteoro, chamando a atenção por causa dos seus raios proeminentes brilhantes, que se estendem por centenas de quilómetros em todo o planeta. O objecto que impactou provavelmente teria entre 4 a 8 Km de diâmetro.
As primeiras imagens da cratera Debussy, obtidas por uma nave espacial, foram captadas pela sonda MESSENGER, durante o segundo sobrevôo de Mercúrio, revelando com muito detalhe Debussy e as centenas de milhares de raios que dela partem.
Em 18 de Março de 2011 (UTC), MESSENGER tornou-se a primeira nave espacial a orbitar Mercúrio, o planeta do Sistema Solar mais perto do Sol.
Mas, a melhor homenagem que se pode fazer a Debussy neste dia é ouvir a sua música, por exemplo a famosa "Clair de Lune". 
Fonte: NASA/Messenger

Sem comentários: