sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Telescópio Hubble observa uma lagarta cósmica

Nuvem de gás e poeira interestelar em forma de lagarta, IRAS 20324 4057, a cerca de 4.500 anos-luz de distância, na constelação de Cygnus - Crédito: NASA, ESA, and the Hubble Heritage Team (STScI/AURA)

Espectacular nuvem de gás e poeira interestelar em forma de lagarta, captada pelo Telescópio Espacial Hubble. Na realidade, é o embrião de uma futura estrela que ainda se encontra em processo de formação e que está a ser bombardeada por ventos fortes de radiação ultravioleta provenientes de estrelas vizinhas extremamente brilhantes, que esculpem a extraordinária estrutura da "lagarta".
As estrelas "escultoras" são 65 das mais quentes e brilhantes estrelas conhecidas, classificadas como estrelas do tipo O, localizadas a 15 anos-luz de distância da nuvem, em direcção à borda direita da imagem. Estas estrelas, juntamente com outras 500 menos brilhantes, mas ainda altamente luminosas do tipo B, formam o que se chama associação Cygnus OB2, um conjunto estelar com uma massa mais de 30 mil vezes maior do que o nosso Sol.
A nuvem em forma de lagarta, de nome IRAS 20324 4057, é uma protoestrela numa fase ainda muito primitiva da sua formação. Observações espectroscópicas da estrela central de IRAS 20324 4057 mostram que ainda se encontra num processo de recolha de material a partir do gás que a envolve.
Os cientistas acreditam que as protoestrelas desta região, eventualmente, podem tornar-se em jovens estrelas com massas finais entre 1-10 vezes maiores do que o nosso Sol, desde qua as estrelas brilhantes vizinhas não destruam o gás circundante antes de terminarem a sua formação. Caso contrário, as suas massas poderão ser menores.
Fonte: NASA

Sem comentários: