quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Vulcão Nevada del Ruiz, Columbia

Vulcão Nevada del Ruiz, na Colombia - Crédito: Tripulação da Expedição 23 a bordo da ISS

Vulcão Nevada del Ruiz, localizado aproximadamente a 140 Km para noroeste da capital da Colombia, Bogotá. A imagem foi obtida pela tripulação da Expedição 23, a bordo da Estação Espacial Internacional, em 23 de Abril de 2010.
Nevada del Ruiz é um grande vulcão de cone, construído a partir de sucessivas camadas de lava, cinzas e depósitos de fluxos piroclásticos. O topo do vulcão e os flancos superiores estão cobertos por várias geleiras que aparecem como uma massa branca ao redor da cratera Arenas. À sua volta estendem-se os fluxos de lava solidificada.
As erupções do vulcão remontam a 1570, mas a mais prejudicial em tempos recentes passou-se em 1985, a 13 de Novembro, em que uma erupção explosiva na Cratera Arenas derreteu  o gelo e a neve do topo do vulcão. Uma avalanche de lama precipitou-se por dezenas de quilómetros, através dos vales dos rios, ao longo dos flancos do vulcão, matando pelo menos 23.000 pessoas.  A maioria das mortes ocorreu na cidade de Armero, que foi ficou completamente inundada por lama.
Fonte: Earh Observatory 

Sem comentários: