terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Fêmea de urso-polar nadou 687 Km em nove dias

Durante a sua busca por alimento, uma fêmea de urso polar conseguiu percorrer 687 Km, durante nove dias continuamente, nadando nas águas geladas do Mar Beaufor, no norte do Alasca.

O urso-polar é bom nadador, mas depende do gelo para caçar e descansar
Fonte: wikipédia

O animal tinha um colar GPS e foi seguido, durante dois meses, por um grupo de investigadores americanos do Instituto Geológico dos Estados Unidos (US Geological Survey), que assim puderam seguir a sua rota na procura de alimento, verificando quando estava na água ou em terra e controlando a temperatura através de um termómetro na sua péle.
Normalmente os ursos polares, 'Ursus maritimus', nadam para caçar focas, no entanto necessitam de plataformas geladas para descansar e alimentar-se. Com o degelo das regiões polares, sobretudo no verão, há menos superfície gelada, obrigando os animais a nadarem cada vez mais, o que este estudo publicado em 'Polar Biology', acaba de comprovar pela primeira vez ao controlar uma viagem por inteiro.
Embora sejam bons nadadores, os ursos polares não estão adaptados a caçar as presas na água, preferem capturar o seu alimento preferido, como as focas 'Pusa hispida', sobre o gelo. Precisam de uma dieta rica em calorias que lhes permita suportar as baixas temperaturas. Por isso são animais muito dependentes do gelo e um dos mais ameaçados pelas alterações climáticas. Para os investigadores, estas viagens de longa distância nas águas geladas do Árctico podem ter custos energéticos (a fêmea perdeu 22% da sua gordura corporal nos dois meses) e afectar a capacidade reprodutiva dos ursos-polares.
Fonte: El Mundo

Sem comentários: