domingo, 16 de janeiro de 2011

Aves no Médio Oriente

Depois de muita especulação sobre uma possível conspiração, as autoridades sauditas anunciaram a libertação do abutre capturado no seu território, há cerca de duas semanas, e que foi acusado de ser um agente espião da agência Mossad, de Israel, depois que descobriram que ele trazia um dispositivo de rastreamento via satélite, marcado pela Universidade de Tel Aviv.

O "abutre Mossad" (Gyps fulvus) libertado pelas autoridades sauditas - Fonte: wikipédia

Segundo o ornitólogo israelita Yossi Leshem, que marcou o abutre e instalou o seu receptor de rádio, já é a terceira apreensão de um pássaro rastreado por cientistas israelitas, em três décadas. No final de 1970, as autoridades sudanesas detiveram um Abutre do Egipto, e no início de 1980, um Pelicano Branco foi capturado no mesmo país.

No final de 1970, as autoridades sudanesas detiveram um Abutre-do-Egipto (Neophron percnopterus)
Fonte: wikipédia

No entanto as notícias sobre a libertação do abutre referem que ele será libertado sem o dispositivo. Este será enviado por correio para Israel. Para o pesquisador Yossi Leshem é "uma pena", porque os dados das aves rastreadas são valiosos.

 No início de 1980, um Pelicano Branco (Pelecanus onocrotalus) foi capturado no Sudão - Fonte: wikipédia

Apesar de tudo, o cientista refere que no Médio Oriente as aves não são sempre fonte de desentendimento. Existem alguns estudos de aves realizados em colaboração por cientistas da Israel, Palestina e Jordânia, como por exemplo o recente projecto de uso de corujas e peneireiros para captura de roedores em quintas israelitas e palestinas, um processo biológico de combate aos ratos, evitando a contaminação dos solos e alimentos por produtos químicos.

Ninhada de corujas das torres (Tyto alba). São excelentes controladores de pragas de roedores (noite)
Fonte: wikipédia

Peneireiro-comum (Falco tinnunculus). São excelentes controladores de pragas de roedores (dia)
Fonte: wikipédia

Fonte: Science

Sem comentários: