quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A Nebulosa de Orion continua a surpreender

Imagem da Nebulosa de Orion obtida pelo telescópio MPG/ESO instalado no Observatório de La Silla, Chile. Também conhecida por Messier 42, a cerca de 1350 anos-luz da Terra, é uma enorme região de gás e poeira de formação estelar de grande massa. É a região do seu género mais próxima da Terra. O brilho do gás é tão intenso que, por vezes, pode ser visto da Terra a olho nu.

Nebulosa de Orion, onde as estrelas anãs vermelhas libertam muita radiação

Observando as estrelas no interior de Messier 42, os astrónomos descobriram que as estrelas vermelhas anãs, de fraca luminosidade, associadas ao gás brilhante libertam muito mais radiação do que se pensava anteriormente. Os dados compilados para este projecto científico foram agora reutilizados para criar esta imagem ricamente detalhada de Messier 42.
A imagem é composta por várias exposições obtidas através de um total de cinco filtros diferentes. A radiação do hidrogénio brilhante aparece a vermelho. A radiação vinda da região amarela-verde do espectro aparece a verde, a radiação azul aparece a azul e a radiação que passou através do filtro ultravioleta vemo-la violeta.
 Esta imagem foi processada pelo ESO, utilizando os dados observacionais usados por Igor Chekalin (Rússia), que participou no concurso de astrofotografia “Tesouros Escondidos do ESO 2010”, organizado pelo ESO, em Outubro/Novembro de 2010. A composição de Igor da Nebulosa de Orion foi a sétima melhor classificada do concurso, sendo a vencedora uma outra das suas imagens.
Fonte: ESO

Sem comentários: