segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Missão Kepler descobre o seu primeiro planeta rochoso

Cientistas da missão Kepler da NASA confirmaram a descoberta do seu primeiro planeta rochoso, de nome Kepler-10b. É o menor planeta já descoberto fora do nosso Sistema Solar, com 1,4 vezes o tamanho da Terra e uma massa cerca de 4,5 vezes a do nosso planeta.

A temperatura diurna de Kepler-10b pode ser superior a 2.500ºC, mais quente que a lava na Terra.  (reprodução artística)  - Crédito: NASA

Kepler é a primeira missão da NASA, capaz de encontrar planetas do tamanho da Terra dentro ou perto da zona habitável, a região de um sistema planetário onde pode existir água líquida na superfície do planeta. No entanto, Kepler-10b orbita a sua estrela, Kepler-10, em 0,84 dias, está 20 vezes mais próximo dela do que Mercúrio está do nosso Sol e não está na zona habitável.

O exoplaneta Kepler-10b transita a sua estrela Kepler-10, entre as constelações de Cisne e Lyra (reprodução artística)

Kepler-10 é uma brilhante estrela situada entre as constelações de Cisne e Lyra. É muito semelhante ao nosso Sol em temperatura, massa e tamanho, mas é mais velha, com cerca de 8 bilhões de anos, quase o dobro da idade do Sol. Gira lentamente com um campo magnético fraco e algumas manchas semelhantes às manchas solares do Sol.
A estrela hospedeira de Kepler-10b encontra-se a 560 anos-luz do sistema solar e foi a primeira a ser identificada como potencialmente portadora de um planeta muito pequeno em trânsito. Os trânsitos do planeta foram vistos pela primeira vez em julho de 2009.
Fonte: NASA/Kepler / NASA

Sem comentários: