quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Auroras

A imagem mostra uma Aurora Austral fotografada pela tripulação da Expedição 23, da Estação Espacial Internacional, durante uma tempestade geomagnética provavelmente causada por uma ejecção de massa coronal do Sol, em 24 de Maio de 2010. A ISS estava sobre o Oceano Indico Sul a 350 Km de altitude.

Aurora Austral, observada da ISS - Crédito: ESA

As Auroras formam-se junto aos pólos Norte (Aurora Boreal) e Sul (Aurora Austral) quando partículas eléctricas e magnéticas vindas do Sol (vento solar) interagem com o campo magnético terrestre, resultando em colisões com átomos de oxigénio e azoto na alta atmosfera. Os átomos ficam excitados por estas colisões, e tipicamente emitem fotões à medida que regressam ao seu estado original de energia. São esses fotões que formam as auroras.
Actualmente o Sol está a ficar mais activo e cada vez mais ele ejecta partículas carregadas para o espaço. Algumas dessas partículas energéticas chegam à Terra e originam as Auroras. O Sol atinge o seu máximo solar (máximo de actividade) daqui a três anos, as Auroras serão também mais frequentes e mais intensas nos pólos.
A Imagem Astronómica do Dia (APOD) de hoje mostra um vídeo acelerado (timelapse) de imagens de Auroras capturadas sobre Tromsø, Noroega, neste ano de 2010. Aqui estão as magníficas imagens.
Fonte: ESA e Astronomy Picture of the Day

Link relacionado
Veja auroras boreais, ao vivo, na Internet

Sem comentários: