segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O telescópio Chandra, da Nasa, descobre o mais novo e mais próximo buraco-negro

Supernova SN 1979C, na galáxia M100 
Crédito: X-ray: NASA/CXC/SAO/D.Patnaude et al, Optical: ESO/VLT, Infrared: NASA/JPL/Caltech

Esta imagem composta mostra uma supernova, SN 1979C, na galáxia M100 e que pode conter o mais novo buraco-negro no nosso universo vizinho (universo local). Na imagem, os raios X do telescópio Chandra são dourados, enquanto que os dados ópticos do Very Large Telescope da ESO são mostrados a amarelo, branco e azul, sendo vermelhos os dados obtidos com o telescópio de infravermelhos Spitzer.
Os cientistas pensam que SN 1979C se formou pelo colapso de uma estrela 20 vezes mais massiva que o Sol.
A galáxia M100 está localizada no Aglomerado de Virgem, na constelação Cabeleira de Berenice, a cerca de 50 milhões de anos luz da Terra. A supernova SN 1979C foi observada, pela primeira vez, por um astrónomo amador em 1979. A sua distância relativamente perto e uma idade de 30 anos fazem da SN 1979C o exemplo mais próximo onde se observou o nascimento de um buraco-negro, caso os cientistas estejam correctos.
Os cientistas observaram uma fonte brilhante de raios X que se tem mantido estável nos 12 anos de observação, entre 1995 e 2007. Este comportamento suporta a ideia que o objeto  SN 1979C é um buraco negro sendo alimentado por material caindo no buraco após a supernova, ou de um companheiro binário.
Fonte: NASA

Sem comentários: