domingo, 7 de novembro de 2010

As alforrecas e as alterações climáticas

As medusas, mães d'água, águas-vivas, também conhecidas  em Portugal por alforrecas, são animais aquáticos gelatinosos da família dos cnidários. Vivem nos oceanos, como componentes do zooplâncton.

medusa ovo frito (Cotylorhiza tuberculata), encontrada no Mar Mediterrâneo - Fonte: wikipédia

De acordo com os biólogos, os desequilíbrios causados pelo homem no mar, como o pesca intensiva dos grandes peixes e a contaminação das águas, fazem com que estes animais proliferem, pois não têm predadores naturais num meio rico em nutrientes. Parece, também, que o aumento da temperatura da água do mar favorece a presença das medusas.
Agora, investigadores ingleses e irlandeses descobriram que invernos mais suaves ajudam o ciclo reprodutivo destes organismos. O aumento da temperatura da água do mar no inverno traduz-se por uma maior quantidade de exemplares adultos no verão.
Para os investigadores, a temperatura da água é a variável mais importante, que parece de facto estar a beneficiar as alforrecas. Enquanto que a maioria da biodiversidade é ameaçada pelo aumento de temperatura global, as alforrecas poderão lucrar com as alterações climáticas  (ler notícia aqui).
O naturalista alemão Ernst Haeckel popularizou as medusas através de ilustrações, em especial na sua obra Kunstformen der Natur, como estes dois exemplos:


Ilustrações de alemão Ernst Haeckel - Fonte: wikipédia

Sem comentários: