quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Átomos pela Paz - colisão de galáxias

Imagem espectacular da famosa galáxia Átomos pela Paz (NGC 7252), produzida pelos astrónomos do Observatório Europeu do Sul. Na realidade trata-se de um par de galáxias em fusão (colisão), situadas a cerca de 220 milhões de anos-luz de distância na constelação de Aquário, são as galáxias conhecidas por NGC 7252 e Arp 226.
A imagem foi obtido pelo instrumento do ESO Wide Field Imager montado no telescópio MPG/ESO de 2.2 metros situado no Observatório de La Silla no Chile.

Átomos pela Paz (galáxia de colisão) - Crédito: ESO

"O curioso nome da galáxia tem uma história interessante. Em Dezembro de 1953 o Presidente Eisenhower fez um discurso que foi apelidado Átomos pela Paz. Esse discurso visava promover a energia nuclear para fins pacíficos - um assunto particularmente quente na altura. O discurso e a conferência associada geraram ondas na comunidade científica, e não só, de tal maneira que a NGC 7252 foi chamada galáxia Átomos pela Paz. De certo modo, o nome é estranhamente apropriado: a forma curiosa que observamos é o resultado da fusão de duas galáxias que se unem para produzir algo completamente novo e magnífico, um pouco como acontece na fusão nuclear. Além disso, as laçadas gigantes observadas fazem lembrar um diagrama dos electrões em órbita dum núcleo atómico, diagrama esse que poderia ter saído dum qualquer livro de estudo sobre o assunto" (in ESO)
Fonte: http://www.eso.org/public/portugal/news/eso1044/




Sem comentários: