sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Grandes mamíferos substituiram os dinossauros

 Um grupo de pesquisadores de todo o mundo demonstrou que a extinção dos dinossauros, há 65 milhões de anos atrás, abriu caminho para o aparecimento de grandes mamíferos, como por exemplo o Baluchitherium, um herbívoro que podia pesar 17 toneladas.
O estudo, publicado na revista Science, é a primeiro a mostrar o novo padrão de aumento do tamanho corporal dos mamíferos após o desaparecimento dos dinossauros.
A extinção dos dinossauros deixou os mamíferos sem competidores e eles aproveitaram, de forma eficiente, toda a vegetação disponível, até serem grandes herbívoros. Cresceram a partir de um máximo de cerca de 10 kg, quando dividiam a terra com os dinossauros, a um máximo de 17 toneladas mais tarde.
Para além de demonstrar o crescimento dos mamíferos depois dos dinossauros, o estudo mostra que o ecossistema é capaz de regenerar-se rapidamente. Cerca de 25 milhões de anos após a extinção, o sistema atingiu um novo máximo para os animais que lá existem em termos de tamanho do corpo, o que é muito pouco tempo, do ponto de vista geológico e uma evoluçao rápida.
Os resultados do estudo dão pistas quanto ao que define os limites do tamanho dos mamíferos terrestres; a quantidade de espaço disponível para cada animal, o clima em que vivem. Quanto mais frio o clima, maiores ficam os mamíferos, pois animais maiores conservam melhor o calor . Ele também mostra que nenhum grupo de mamíferos domina a classe de maior tamanho - os diferentes grupos apresentam grandes mamíferos ao longo do tempo e do espaço.
De acordo com os pesquisadores, o principal motor para a evolução dos mamíferos gigantes foi a diversificação para preencher os diversos nichos ecológicos, no entanto a temperatura ambiente e o espaço disponível,em última análise, podem ter restringido o tamanho máximo atingido.


Fonte: El mundo.es
Size of mammals exploded after dinosaur extinction

Sem comentários: