domingo, 1 de setembro de 2013

Voando no Campo Ultra Profundo do Hubble em 3-D


O vídeo mostra um voo através do Hubble Ultra Deep Field, a visão mais distante do universo em luz visível.
O Hubble Ultra Deep Field ("Campo Ultra Profundo do Hubble"), ou HUDF, é uma imagem de uma pequena região do espaço, na constelação de Fornax, composta por dados do Telescópio Espacial Hubble, captados entre 3 de Setembro de 2003 e 16 de Janeiro de 2004, com mais de 10.000 galáxias. É a imagem mais profunda do universo tirada em luz visível, mostrando o passado a mais de 13 biliões de anos atrás.
Neste vídeo, é possível ver mais de 5.330 galáxias da imagem do Campo Ultra Profundo do Hubble. Estas bonitas espirais e enormes elípticas são algumas das mais antigas e mais distantes galáxias já fotografadas por um telescópio óptico. Aqui, as galáxias são vistas como elas eram entre 400 a 800 milhões de anos após o Big Bang.
As distâncias para estas galáxias foram medidas usando o desvio para o vermelho cosmológico, que é o alongamento da luz devido à expansão do universo. Quanto mais a luz viajou por todo o universo, mais ela é esticada e tanto maior é o valor do desvio para o vermelho. Os desvios para o vermelho destas galáxias foram convertidos para distâncias para montar um modelo 3-D dos dados.
Esta visualização científica voa através dos dados para mostrar a verdadeira natureza 3-D da imagem do Hubble Ultra Deep Field.

Hubble Ultra Deep Field (NASA) - Seguir ligação para ver imagem ampliada

Sem comentários: