quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Mapa 3D do bojo central da Via Láctea mostra que tem a forma de um amendoím

Ilustração que mostra qual a forma da Via Láctea, quando vista de perfil e de uma perspectiva completamente diferente da que se tem a partir da Terra. O bojo central parece uma bola brilhante de estrelas em forma de amendoim. Os braços em espiral e as suas nuvens de poeira associadas formam uma banda estreita - Crédito: ESO/NASA/JPL-Caltech/M. Kornmesser/R. Hurt

Dois grupos de astrónomos usaram dados de telescópios do ESO e criaram o melhor mapa a três dimensões de sempre das zonas centrais da Via Láctea. Os cientistas descobriram que a região interna da nossa galáxia se parece com um amendoim ou uma estrutura em X, quando observada de certos ângulos. Estruturas semelhantes também foram observadas nas protuberâncias centrais de outras galáxias.
O mapeamento foi conseguido com a ajuda de dados públicos do telescópio de rastreio em infravermelho VISTA do ESO e também a partir de medições dos movimentos de centenas de estrelas muito ténues situadas no bojo central, utilizando o telescópio MPG/ESO de 2,2 metros. O objectivo era obter uma visão muito mais clara da estrutura do bojo central da Via Láctea.
O bojo galáctico - a cerca de 27000 anos-luz de distância - é uma das regiões de maior massa da galáxia, uma nuvem enorme com cerca de 10000 milhões de estrelas e milhares de anos-luz de dimensão. No entanto, a sua estrutura e origem não são bem compreendidas, pois encontra-se fortemente obscurecido por nuvens densas de gás e poeira, quando observado a partir da Terra. Só com observações a grandes comprimentos de onda, tais como em radiação infravermelha, se consegue penetrar as nuvens de poeira.

Ilustração detalhada e anotada da estrutura da Via Láctea, incluindo a localização do braços em espiral e outras componentes tais como o bojo e o Sol. Esta versão da imagem foi atualizada com o mais recente mapeamento da forma do bojo central, inferido a partir de dados dum rastreio que está a ser levado a cabo pelo telescópio VISTA do ESO, instalado no Observatório do Paranal do ESO - Crédito: NASA/JPL-Caltech/ESO/R. Hurt (seguir ligação para ver uma ampliação)

“Descobrimos que a região interna da nossa Galáxia tem a forma de um amendoim na casca visto de lado, e a de uma barra muito alongada visto de cima,” acrescenta Ortwin Gerhard, co-autor de um dos dois artigos científicos publicados e líder do grupo que trabalhou com o telescópio VISTA. “É a primeira vez que conseguimos observar estas características da nossa Galáxia de forma clara e simulações feitas pelo nosso grupo e por outros autores mostram que esta forma é característica de uma galáxia barrada que começou como um disco puro de estrelas.”
Os astrónomos pensam que a Via Láctea originalmente era um disco puro de estrelas, que formou uma barra plana há milhares de milhões de anos atrás. Esta barra deu depois origem à forma de amendoim a três dimensões vista nas novas observações.
Fonte: ESO

Sem comentários: