quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Recuperação dos habitats naturais do Ilhéu de Vila Franca, para criar "santuário" de aves marinhas

Faias e urzes, plantas nativas dos Açores, estão a ser plantadas no ilhéu de Vila Franca do Campo, em S. Miguel, em zonas previamente limpas de vegetação exótica infestante.

Ilhéu de Vila Franca do Campo, S. Miguel-Açores

Com estas acções pretende-se a conservação das colónias de aves marinhas nos Açores, através da recuperação do seu habitat e medidas de controlo e erradicação de espécies invasoras. Este é o objectivo principal do projecto “Ilhas Santuário para as Aves Marinhas”, coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (Spea) e Secretaria Regional de Ambiente e do Mar. O projecto é financiado pelo Programa LIFE+ da Comissão Europeia e conta também com o apoio do Clube Naval de Vila Franca do Campo.

Cagarro (pardela-de-bico-amarelo), Calonectris diomedea - Fonte: wikimedia commons

Uma das espécies que pode beneficiar com esta medida é o cagarro, Calonectris diomedea, muito comum em todo o arquipélago dos Açores.
O projecto iniciou-se na Ilha do Corvo, a mais pequena dos Açores, com o estabelecimento de uma colónia de cagarros, seguindo-se o ilhéu de Vila Franca, um local livre de predadores. A recuperação do seu habitat natural é o primeiro passo para melhorar as condições de nidificação, para além de contrariar a erosão das zonas mais desprotegidas.

Uma recordação da minha última visita ao Ilhéu de Vila Franca. Não sei se é uma planta invasora

Espécie exótica invasora do Ilhéu de Vila Franca

Mais informações aqui e aqui.

Sem comentários: