segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Censo da Vida Marinha 2010

Foi divulgado hoje o relatório final do primeiro Censo da Vida Marinha 2010, um estudo, iniciado em 2000, sobre a vida marinha do nosso planeta. Este estudo documentou, pela primeira vez, os oceanos, ao estabelecer as linhas de base da diversidade, distribuição e abundância das espécies.
O projecto envolveu cerca de 2700 cientistas pertencentes a mais de 80 países, que pesquisaram em arquivos, realizaram mais de 540 expedições em todos os oceanos e organizaram tudo o que se sabe, actualmente, sobre a vida nos oceanos, numa base de dados global.

Crédito: Mike Strong and Maria-Ines Buzeta -  Fonte

Com o seu trabalho, o Censo aumentou o conhecimento estimado de espécies marinhas, de 230.000 para cerca de 250.000, tendo encontrado mais de 6000 potenciais novas espécies.
A base de dados criada pelo Censo, OBIS, Ocean Biogeographic Information System, utiliza a análise genética ou codificação por barras do DNA na identificação das espécies.
OBIS permite aos utilizadores pesquisar espécies marinhas de todo o mundo e está disponível, com acesso livre, no endereço http://iobis.org/home . A pesquisa permite conhecer a espécie, a sua distribuição nos oceanos e, ainda, a sua abundância.
Fontes:
Relatório do Primeiro Censo da Vida Marinha 2010 Pdf(inglês)
Resumo do relatório Pdf(português)

Link relacionado:
Vida Marinha e Arte

Sem comentários: