terça-feira, 19 de outubro de 2010

Conferência das Partes (COP) para a Convenção Biológica da Diversidade, das Nações Unidas

Iniciou ontem, 18 de Outubro, a décima Conferência das Partes (COP) para a Convenção Biológica da Diversidade das Nações Unidas, que vai decorrer até dia 29 de Outubro em Nagóia, no Japão. Delegados de cerca de 200 nações vão discutir sobre a sobrevivência de diversas espécies e ecossistemas ameaçados pela poluição, pela exploração e a invasão de habitats.


É mais uma oportunidade para os países assumirem os objectivos para reduzir ou parar a perda de biodiversidade até 2020, pela aprovação de 20 metas quantificáveis para a próxima década. Para o ministro do ambiente japonês, Ryu Matsumoto, durante a sessão de abertura, "Os próximos dez anos poderão ser a última oportunidade para evitarmos um ponto de não retorno em relação à perda de biodiversidade".
A Convenção enfrenta algumas questões polémicas como o falhanço na redução da perda de biodiversidade durante a primeira década deste século e a ajuda aos países em desenvolvimento, como o Brasil, a Indonésia ou os países da África Central, ricos em biodiversidade e que alegam necessitar de mais fundos para a sua conservação.
Outro problema que pode gerar desentendimentos tem a ver com o acesso a determinados recursos genéticos como, por exemplo, plantas com valor medicinal, e também a divisão mais justa dos benefícios resultantes desses recursos, como os lucros obtidos na comercialização de medicamentos. É o combate à biopirataria.

Pervinca rosa, Catharanthus roseus, planta medicinal - Fonte: wikipédia

Um dos casos conhecidos é o da planta pervinca rosa , Catharanthus roseus, endémica de Madagascar, da qual são extraídos produtos utilizados no tratamento de algumas formas de cancro, gerando grandes lucros à indústria farmaceutica ocidental, dos quais Madagascar pouco recebe. Os países em desenvolvimento acham que deveriam receber uma parte dos benefícios vindos da comercialização dos medicamentos derivados dos seus recursos naturais.
Mais informações aqui e aqui e aqui (espanhol)

Sem comentários: