quinta-feira, 7 de outubro de 2010

200 novas espécies descobertas na Papua Nova Guiné

Um extraordinário gafanhoto de olhos cor-de-rosa e mais cerca de 200 novas espécies foram descobertas, na Papua Nova Guiné, por uma equipa internacional de cientistas, organizada pela Conservational International (CI).

Rã do género Platymantis

A expedição percorreu a montanha de Nakanai, na ilha de Nova Bretanha e a montanha de Muller, na ilha de Nova Guiné, dois locais que ainda se mantêm protegidos da exploração humana e desconhecidos da ciência, por serem tão inacessíveis.
As montanhas íngremes e florestas densas limitam a interacção entre muitos dos grupos indígenas da Papua Nova Guiné, criando um dos países mais diversificados do ponto de vista cultural e linguístico. Este país é conhecido por abrigar muitas espécies desconhecidas, as barreiras geográficas têm ajudado, até agora, na conservação da biodiversidade.

Nova espécie de roedor

No entanto, a destruição das florestas de baixa altitude pela indústria madeireira, a mineração e a transformação em solos agrícolas constitui uma séria ameaça dos recursos naturais da região. Para a proteger, o governo nacional da Papua Nova Guiné apresentou a candidatura das Montanhas Nakanai a Património Mundial. Os responsáveis pela expedição da Conservational International esperam que a descoberta destas novas espécies ajude na elevação destes "ambientes espectaculares" a Património Mundial da Humanidade.
Veja as fotos de algumas das novas espécies aqui
 Mais informações aqui e aqui.

Link relacionado:
Cientistas descobrem 200 novas espécies em Papua Nova Guiné (vídeo)

Sem comentários: