terça-feira, 12 de outubro de 2010

Índice de Fome Global 2010

De acordo com informações mais recentes da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), o número de pessoas com fome no mundo diminuíu, de cerca de 1 bilhão, em 2009, para 925 milhões em 2010. Apesar desta redução, o número de pessoas subnutridas continua a ser demasiado elevado, o que torna extremamente difícil alcançar os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, nomeadamente reduzir a fome no mundo para metade, até 2015.

Pobreza e fome - Fonte: wikipédia

A FAO define a fome como o consumo de menos de 1.800 kilocalorias/dia - o mínimo requerido para viver-se uma vida saudável e produtiva.
O relatório sobre o Índice de Fome Global (GHI) para 2010, da responsabilidade da International Food Policy Research Institute (IFPRI), Welthungerhilfe e pelo Concern Worldwide, na sua visão global e multidimensional da fome mundial, revela que embora tenha havido alguma melhoria em relação à década de 90, o índice de fome no mundo continua num nível caracterizado como "grave".

Índice de fome no mundo

O relatório mostra também que o maior responsável pela fome no mundo é a subnutrição infantil, que atinge quase metade dos afetados. Existe mais fome nos países da África Sub-Saariana e do Sul da Ásia.
Os autores do relatório lançaram um apelo às nações para que combatam a subnutrição infantil, através da melhoria de serviços de saúde e nutrição, dirigidos também para as mães, nos períodos de gravidez e amamentação. Políticas de redução da pobreza e contra as desigualdades fazem parte, igualmente, da solução para melhorar a nutrição infantil, afim de reduzir a fome global.
Mais informações aqui e aqui (inglês).

Sem comentários: