quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Primeira colherada de rocha pulverizada do robô Curiosity

A imagem do robô Curiosity, da NASA, mostra a primeira amostra de rocha em pó, extraída pela broca do robô, do interior da rocha "John Klein", e não tem a cor vermelha da superfície marciana - Crédito: NASA / JPL-Caltech / MSSS

O robô Curiosity, da NASA, mostra a primeira amostra de rocha em pó extraída pela broca situada na extremidade do seu braço. A rocha pulverizada já está na colher do robô, com cerca de 4,5 centímetros de largura. Posteriormente, a amostra será peneirada e transferida, em porções, para o laboratório científico, onde será analisada.
A amostra foi retirada de uma rocha sedimentar, chamada de "John Klein," em memória de um cientista da missão que morreu em 2011. A rocha foi seleccionada para ser a primeira a ser perfurada, pois pode conter evidências de condições ambientais com água, no passado de Marte. As análises do pó podem fornecer informações sobre essas condições.
A imagem foi obtida pela câmera do mastro do Curiosity, em 20 de Fevereiro de 2013, ou Sol 193, o 193º dia de actividade do robô em solo marciano.
Fonte: NASA

Sem comentários: