terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

O que explodiu sobre a Rússia?


Utilizando informação vinda de todo o mundo, os cientistas determinaram o tamanho, peso, trajectória e órbita do asteróide que explodiu sobre a cidade de Cheliabinsk, nos Montes Urais da Rússia, em 15 de Fevereiro de 2013.
Os astrónomos suspeitam que tenha vindo da cintura de asteróides entre Marte e Júpiter e que pertence à família de um conjunto de asteróides denominados Apollo - cuja órbita cruza a da Terra - um dos tipos de Asteróides Próximos da Terra (Near Earth Asteroid ou NEO).
É de salientar o contributo dos cidadãos para o conhecimento do asteróide, através dos inúmeros vídeos amadores que captaram a sua entrada na atmosfera. As imagens divulgadas na internet permitiram aos cientistas verificar que o meteoro fez um "impacto rasante" através da atmosfera da Terra, voando num ângulo de 20º acima da horizontal.
O evento também foi observado por satélites no espaço e detectado por sensores sónicos distribuídos pelo planeta.
Os especialistas estimam que a explosão da rocha espacial, com cerca de 17 metros de diâmetro e 10 mil toneladas de peso, libertou uma energia equivalente a cerca de 500.000 toneladas de TNT. A onda de choque resultante estilhaçou muitos vidros de janelas, ferindo mais de mil pessoas.
Passadas duas semanas sobre o acontecimento, o vídeo divulgado pela NASA mostra os progressos feitos na compreensão da origem e composição da rocha espacial inesperada e que surpreendeu todo o planeta.
Mais informações em http://science.nasa.gov/science-news/science-at-nasa/2013/26feb_russianmeteor/

Sem comentários: