sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

OMS recomenda menos de 5 gramas de sal por dia

A maioria das pessoas consome sal a mais, aumentando o risco de tensões elevadas e problemas cardiovasculares - Crédito imagem: wikipédia 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que os adultos devem consumir menos de 2.000 mg de sódio ou 5 gramas de sal, e pelo menos 3510 mg de potássio por dia, de acordo com novas directrizes estabelecidas.
Segundo a organização, actualmente "a maioria das pessoas consome sódio a mais e potássio a menos", agravando o risco de problemas cardiovasculares, com aumento da tensão arterial e mais possibilidade de doenças cardíacas e tromboses.
Pela primeira vez, a OMS alarga também as recomendações às crianças com mais de dois anos de idade, para evitar que as doenças relacionadas com a alimentação não se tornem crónicas na idade adulta. Neste caso, os valores devem ser ainda mais baixos do que os dois gramas de sódio, devendo ser adaptados tendo em conta o tamanho, a idade e as necessidades energéticas das crianças.
A OMS alerta que, na hora de adicionar sal na comida, há que ter em conta  que os próprios alimentos já têm sódio, sobretudo os alimentos já processados, que contém grandes quantidades de sódio como, por exemplo, o pão, bacon e outras carnes processadas, biscoitos, salgadinhos, molhos, caldos de carne, entre outros.
É aconselhado o aumento de produtos contendo potássio como: feijão e ervilhas (1300 miligramas por cada 100 gramas), legumes como os espinafres e as couves (550 miligramas) e frutas como mamão e bananas (300 miligramas).
Fonte: OMS (comunicado) via Publico.pt

Sem comentários: