sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

O mistério da crista dos pombos

Pombo Old Dutch Capuchine - Crédito: wikipédia

Cientistas norte-americanos, chineses e dinamarqueses anunciaram a sequenciação total do genoma do pombo-comum e revelaram que a apelativa crista que alguns pombos exibem, se deve a uma mutação genética.
Os pombos urbanos, frequentemente com uma plumagem em tons de cinza, são os representantes mais conhecidos e difundidos da espécie Columba livia. Mas eles não são os únicos e, provavelmente, também não são originais!
Durante séculos, criadores cultivaram uma diversidade surpreendente de cores, plumagem e comportamentos, criando mais de 350 raças de pombos desta espécie, também conhecidos como pombos-comuns, pombos-domésticos ou pombos-das-rochas.
Mais de 80 das mais de 350 raças ostentam uma crista, que pode apresentar tamanhos e feitios diferentes. A aparência exótica dessas aves resulta das penas da cabeça não estarem viradas na mesma direcção que as do resto do corpo, ao contrário do que se verifica nos restantes pombos.
Agora, na investigação publicada esta quinta-feira na revista Science, em 31 de Janeiro, os cientistas descobrem o mistério dos atraentes e, por vezes, estranhos "penteados" dos pombos. Tudo se deve ao gene, de nome de código EphB2, agora identificado por eles, o responsável pela presença ou ausência da crista.
Concretamente, os pombos com crista têm todos mutações no gene EphB2, fazendo com que as hastes de uma parte das penas da cabeça se orientem para cima, e não para baixo.
Fonte: Publico.pt

Sem comentários: