segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Orangotangos são mortos nas florestas indonésias da Ilha de Bornéu

Cria de orangotango - Fonte: wikipédia

De acordo com um estudo divulgado pelo jornal PLoSOne, os habitantes de Kalimantan, a parte indonésia da ilha do Bornéu, mataram pelo menos 750 orangotangos durante o período de um ano, para obtenção de carne e protegerem as suas culturas.
Para o autor do relatório, Erik Meijaard, estas taxas de morte são maiores do que se pensava anteriormente e são altas o suficiente para representar uma séria ameaça para a existência continuada de orangotangos em Kalimantan. O facto constitui uma grande ameaça à sua sobrevivência na área, onde os orangotangos já enfrentam problemas com a desflorestação do seu habitat, as florestas indonésias, onde vivem cerca de 90% dos 50.000 a 60.000 orangotangos selvagens.
Ambas as espécies de orangotango (Pongo pygmaeus e Pongo abelii ) estão ameaçadas de extinção na natureza. O objectivo do estudo é ajudar a compreender a gravidade das diferentes ameaças para estas espécies, a variação espacial das ameaças e das causas subjacentes (como factores sócio-económicos e ecológicos), conhecimentos cruciais no desenvolvimento de uma efectiva estratégia de conservação.
Fonte: jornal PLoSOne

Sem comentários: