sábado, 5 de novembro de 2011

Arqueólogos encontram túneis da batalha de Somme, da Primeira Grande Guerra


Arqueólogos franceses e britânicos estão a pesquisar mais de seis quilómetros de túneis, encontrados na aldeia de de La Boisselle, no norte da França, local de uma das batalhas mais famosas da Primeira Guerra Mundial, a Batalha de Somme.
Os túneis, que agora estão a ser reabertos, foram escavados no caminho dos ataques do Exército Britânico na Batalha de Somme. Serviam para colocar os explosivos que abririam brechas nas defesas alemães.
Os arqueólogos seguem velhos mapas da época para se orientar no labirinto de túneis, e percorrem caminhos que ficaram fechados durante mais de 90 anos. Batendo nas rochas do seu interior, conseguem ser ouvidos pelos que estão na superfície e assim descobriram as entradas dos túneis. Também os soldados usaram esta tecnologia simples para tentarem encontrar os inimigos.
A Batalha do Somme, também conhecida como Ofensiva do Somme, foi travada entre Julho e Novembro de 1916, sendo considerada uma das maiores batalhas da Primeira Guerra Mundial.
Foi uma ofensiva anglo-francesa, com o objetcivo de romper as linhas de defesa alemães, ao longo de 19 Km, estacionadas na região do Rio Somme (França). As baixas foram elevadíssimas para ambos os lados, sobretudo para a Grã-Bretanha, ainda mais pelo facto do objectivo não ter sido atingido.
A batalha teve mais de 1,2 milhões de vítimas (entre mortos e feridos), em cinco meses de combate, foi uma das operações militares mais violentas da História da Humanidade. A batalha também marcou a estreia dos tanques de guerra.
Fonte:ÚltimoSegundo

Sem comentários: