terça-feira, 22 de novembro de 2011

Aglomerado globular NGC 1846


Uma nova imagem do Telescópio Espacial Hubble, da NASA, obtida em Janeiro de 2006, mostra o aglomerado globular NGC 1846, um conjunto esférico de centenas de milhares de estrelas, no halo exterior da Grande Nuvem de Magalhães, uma galáxia anã vizinha da Via Láctea e que pode ser visto a partir do hemisfério sul. NGC 1846 fica a cerca de 160.000 anos-luz de distância, na direcção da constelação de Doradus.
No aglomerado, as estrelas mais velhas brilham em tons intensos de vermelho e azul, enquanto as de meia idade, de vários biliões de anos, são de cor esbranquiçada. Ao redor da imagem pode observar-se um número indeterminado de galáxias de fundo muito distantes e de diversas formas e estruturas.
Perto do centro da parte inferior da imagem, observa-se uma bolha verde que representa uma "nebulosa planetária", resultado da morte de uma estrela, cuja parte central restante se pode ver no interior da bolha.
Não se sabe ao certo se esta "nebulosa planetária" pertence ou não ao aglomerado NGC 1846. Medições do movimento das estrelas do aglomerado e da estrela central da nebulosa planetária sugerem que poderia pertencer ao aglomerado.
Fonte: NASA

Sem comentários: