quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Descoberto, em Espanha, fóssil de dinossáurio com bossa

O esqueleto fossilizado e quase completo de um dinossáurio carnívoro foi encontrado em Las Hoyas, na região de Cuenca, em Espanha. O réptil, com dois metros de altura e seis metros de comprimento, viveu há cerca de 125 milhões de anos.
O novo fóssil de terópode, descoberto por pesquisadores de universidades espanholas em Las Hoyas, é um dos mais completos e bem conservados esqueletos do período Cretácico.
Bambiraptor, um caçador terápode (carnívoro, bípede)

O esqueleto do dinossáurio apresenta um prolongamento nas duas últimas vértebras (na altura da região pélvica), algo que se assemelha a uma bossa. Essa característica foi utilizada no seu nome científico, Concavenator corcovatus, que significa “caçador (comedor de carne) de Cuenca com uma bossa” (ver imagem).
O fóssil apresenta, ainda, outra característica única, que são umas saliências, no osso do antebraço, semelhantes às que servem como ponto de inserção das penas grandes utilizadas no vôo. Os investigadores admitem que estas estruturas podem depois ter evoluído para a inserção das penas das aves modernas.
Concavenator corcovatus é um terápoda. "São um grupo muito importante de dinossáurios porque dentro deste grupo estão as aves”, explicou Jose Sanz, da Universidade Autónoma de Madrid.
Mais informações aqui , aqui e aqui (em inglês).

Sem comentários: