sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A Terra vista do espaço, imagens históricas

Terra vista pelo LRO - Crédito: NASA/GSFC/Arizona State University

No passado dia 9 de Agosto, a sonda lunar da  NASA, Lunar Reconnaissance Orbiter(LRO), capturou esta bonita imagem do nosso planeta.
A sonda LRO orbita a Lua e a cada duas horas envia dados científicos. A distância média entre os dois planetas é de aproximadamente 384399 km.

Outra imagem espectacular da Terra , é a famosa Blue Marble, Berlinde Azul, fotografia tirada em 7 de Dezembro de 1972, pela tripulação do Apollo 17, com a nave a uma distância de cerca de 45.000 km .
 
Terra vista pela Apollo 17 ( na imagem original o pólo sul está no topo, por causa da orientação dos astronautas e da nave, no momento)  - Crédito: wikipédia

O Berlinde Azul foi a primeira imagem nítida de uma face iluminada da Terra. Foi usada a câmera Hasselblad de bordo, com uma lente de 80 mmmm. Até agora, é a única foto da Terra (cheia) tirada por um ser humano no espaço. Apollo 17 foi a última missão tripulada da NASA.
A imagem divulgada nos anos 70, época de contestação ambiental, mostrando a fragilidade do planeta no Universo, acabou por contribuir para o desenvolvimento de uma cultura ecológica, nos anos seguintes.
Esta outra Blue Marble, com um azul fantástico, é considerada a imagem, de cor verdadeira, mais detalhada de toda a Terra. Foi obtida a partir de um conjunto de observações por satélite (sensor Terra/MODIS). À sua volta pode observar-se a fina camada da atmosfera.

Terra observada por satélite - Fonte: Visible Earth (NASA)

Apollo 8 foi a segunda missão tripulada do Projeto Apollo . Teve início em 21 de Dezembro de 1968 e retornou em 27 de Dezembro de 1968.


Visão da Terra a partir da Lua (Apollo 8) - Fonte: wikipédia

Os astronautas Frank Borman, James Lovell e William Anders não desceram no solo lunar, mas foram os primeiros homens a circum-navegar a Lua na noite de Natal de 1968. Tiraram várias fotografias do solo lunar e, a mais famosa, a Terra em quarto crescente.
Pálido Ponto Azul (Pale Blue Dot) é uma famosa fotografia da Terra feita pela sonda Voyager 1.

Pale Blue Dot, a Terra vista a 6,4 bilhões de Km pela Voyager 1, um pixel azul
Fonte: wikipédia

No dia 14 de Fevereiro de 1990, a pedido de Carl Sagan, a sonda Voyager 1 voltou-se e tirou várias fotografias, entre elas a histórica fotografia da Terra, do tamanho de um pixel azul, suspensa num raio de Sol reflectido pela nave. Esta encontrava-se a 6,4 bilhões de quilómetros de distância, nos confins do Sistema Solar.
No seu discurso na Cornell University, em 13 de Outubro de 1994, Carl Sagan afirmou, apontando para o minúsculo ponto azul: "toda a história humana aconteceu neste pequeno pixel, que é o nosso único lar".
Posteriormente, o título da foto foi utilizado por Sagan como o título principal do seu livro de 1994, Pale Blue Dot : Uma Visão de Futuro do Homem no Espaço.
Em 2001, esta foto foi seleccionada como uma das dez melhores imagens de ciência espacial.

Link relacionado:
Veja as Top 10 imagens da ciência espacial (em inglês).

Sem comentários: