quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A degradação da biodiversidade está a acelerar no mundo, afirmou Ban Ki-moon

Numa reunião sobre a biodiversidade, durante a cúpula das Nações Unidas, sobre as Metas de Desenvolvimento do Milénio, em Nova York, o secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, alertou para o desaparecimento acelerado de espécies animais e vegetais que está a acontecer no mundo.
."A razão é simples: as actividades humanas, de vocês, minhas, as de cada um (...). Muita gente continua sem entender as consequências dessa destruição", afirmou Ban Ki-moon aos líderes mundiais reunidos na sede da ONU.
A comunidade internacional tinha assumido o compromisso de reduzir o ritmo da perda de espécies e habitats até 2010, o Ano Internacional da Biodiversidade, no entanto a meta não foi alcançada.
Para o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, "Não seremos capazes de mitigar a mudança climática nem de nos adaptar ao seu impacto, nem de prevenir a desertificação e degradação dos solos, se não protegermos os nossos ecossistemas e biodiversidade".
Nestas condições, conseguiremos, até 2015, reduzir a pobreza extrema e a fome para metade? 2010 é também o Ano Europeu para a Erradicação da Pobreza


Na abertura da conferência, o secretário geral apelou aos dirigentes para utilizarem o seu poder na realização dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio e ajudarem os mais pobres do mundo. Poder já existe, e a Vontade?
Mais informações aqui.

Sem comentários: