quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Supernova 1987A observada em 3D

Utilizando o Very Large Telescope do ESO, os astrónomos obtiveram pela primeira vez uma imagem tridimensional da distribuição do material mais interior expelido por uma estrela, que explodiu recentemente, a Supernova 1987A (SN 1987A),
Devido à sua proximidade, os astrónomos puderam estudar a explosão de uma estrela de grande massa e seguir a sua evolução com muito mais detalhe do que até então tinha sido possível.

Imagem artística da SN 1987A - Fonte: ESO / L. Calçada

Estrelas de grande massa, como a 1987A, ao chegarem ao final das suas vidas explodem sob a forma de supernovas, expelindo enormes quantidades de matéria para o espaço interestelar.
Esta Supernova, situada na periferia da Nebulosa da Tarântula, na vizinha galáxia Grande Nuvem de Magalhães, foi detectada em 1987. Com uma magnitude perto de 4, foi a primeira supernova a ser observada a olho nu e no Hemisfério Sul, no espaço de tempo de 383 anos. Foi a supernova mais brilhante a ser observada desde 1604, quando Johannes Kepler observou uma supernova na nossa Galáxia. Em 1885, foi observada outra supernova, de magnitude 7, na Galáxia de Andromeda, vizinha da nossa.
Pode observar-se uma animação do fenómeno no vídeo "Telescópio capta explosão de supernova em 3D"

Links relacionados:
Morte de uma estrela é simulada em 3D pela primeira vez

Sem comentários: